top of page
Buscar

AEDES AEGYPTI: Contaminação, Doenças e Solução

  • Foto do escritor: minasbioconsultoria
    minasbioconsultoria
  • 19 de fev.
  • 3 min de leitura

Será que você sabe tudo sobre os sintomas do Aedes Aegypti?

 

O Aedes Aegypti é o mosquito vetor de deveras doenças tais como Dengue, Zika vírus e Chikungunya. A contaminação acontece quando esse mosquito pica uma pessoa infectada, e assim transmite o vírus para outros indivíduos. A área que geralmente apresenta mais incidência de Aedes e em áreas urbanas (Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde indicam que o coeficiente de incidência do Brasil, neste momento, é 80,1 casos para cada 100 mil habitantes. Os números mostram que 54% dos casos prováveis foram registrados entre mulheres e 46%, entre homens; Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Publicado em 03/02/2025). Essa proliferação representa uma ameaça à saúde pública que pode levar a surtos epidêmicos e complicações consideradas graves, principalmente em áreas vulneráveis.


E importante se atentar aos sintomas listados abaixo:



1.      Dengue: Os sintomas costumam aparecer de 4 a 10 dias após a picada do mosquito. Os mais comuns são:

a.      Febre alta repentina

b.     Dor de cabeça intensa

c.      Dor atrás dos olhos

d.     Dores musculares e articulares

e.      Náuseas e vômitos

f.       Erupções cutâneas

g.      Cansaço extremo

 


2.      Zika: Embora muitas pessoas infectadas não apresentem sintomas, os que aparecem geralmente incluem:

a.      Febre baixa

b.      Erupções cutâneas

c.      Dor nas articulações

d.     Conjuntivite

e.      Dor de cabeça leve

f.       Microcefalia em mulheres gestantes

 

 

 

3.      Chikungunya: Os sintomas podem surgir de 1 a 12 dias após a picada e incluem:

a.      Febre alta

b.     Dores intensas nas articulações e inchaço (que podem durar semanas ou meses)

c.      Dores musculares

d.     Erupções cutâneas

e.      Dor de cabeça



É importante observar que, devido à semelhança dos sintomas, pode ser difícil distinguir entre essas doenças sem exames laboratoriais. A busca por atendimento médico é recomendada ao perceber os sintomas, especialmente em áreas onde essas doenças são comuns.   Para que possa ocorrer a queda de contaminação e fundamental adotar medidas de prevenção, como eliminação de focos de água parada, uso de repelentes e instalação de telas em janelas. Além desses métodos de prevenção também podemos contar com a vacina, que está apresentando uma proteção eficaz aos sintomas da Dengue evitando com que haja hospitalização.

A conscientização da população e a vacinação em massa são, portanto, estratégias essenciais para que ocorra a disseminação das doenças e proteção à saúde pública.


Para que o vetor do Aedes possa ser eliminado e importante que haja a cooperação de toda população como mantendo recipientes fechados, descarte de focos de modo adequado, evitar deixar água parada e receber a vacinação. Seguindo essas medidas e possível haver



haja a cooperação de toda população como mantendo recipientes fechados, descarte de focos de modo adequado, evitar deixar água parada e receber a vacinação. Seguindo essas medidas e possível haver alta baixa nos casos de dengue, zika e chikungunya. Vale a pena lembrar que essas doenças podem levar a morte e é fundamental que toda a população se junte nessa luta.





REFERÊNCIAS: 

 


Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Disponível em https://www.paho.org/pt/topicos/dengue. Acessado em Fevereiro/2025.







 

 

Sobre o Autor: Estudante de Ciências Biológicas - Licenciatura. Se interessa sem imunologia, morfologia vegetal e ama a parte da docência.

 

 
 
 

Comentários


minasbio 1.png
bottom of page