top of page
Buscar

Cerrado e as Mudanças Climáticas

  • Foto do escritor: minasbioconsultoria
    minasbioconsultoria
  • 4 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

O Cerrado é um bioma de grande importância e diversidade, embora não seja tão conhecido e valorizado quanto deveria. Ocupando cerca de 22% do território brasileiro, é o segundo maior bioma do país. Suas paisagens possuem uma beleza rara, com vegetação única, muitos animais endêmicos, lagos, rios e diversas cachoeiras, apresentando um enorme potencial turístico. As plantas do Cerrado produzem inúmeros frutos com formatos e sabores peculiares, sendo muitas delas medicinais. Apesar de seu clima semiárido, o Cerrado fornece água para várias bacias hidrográficas do país, como a do São Francisco.


Fonte: Canva

Entretanto, é crucial abordar as mudanças climáticas que têm se intensificado nos últimos tempos. Estima-se que as atividades humanas tenham causado um aumento de cerca de 1,1°C até o presente. Registros apontam elevações de 2,2°C a 4,0°C nas temperaturas máximas e de 2,4°C a 2,8°C nas temperaturas mínimas. Essas mudanças podem ser ainda mais significativas em cenários de altas emissões, com o planeta podendo aquecer até 5,7°C até 2100. Esse cenário é ainda mais catastrófico para o Cerrado, com a possibilidade de aumento da área afetada por incêndios de 39% a 95% até 2100, o que poderia levar ao desaparecimento do bioma. Os impactos dessas mudanças são diversos, afetando tanto a fauna quanto a flora, além de alterar o ciclo hidrológico do Cerrado.


Fonte: Canva

Portanto, é fundamental preservar o que resta do Cerrado, enquanto ainda há tempo. Devemos juntos protege-lo e ajudar a restaurar suas relações ecológicas.


Fonte: Canva



Referências:





 

Sobre o autor: Kaio Bandeira Rocha, graduando em Ciências Biológicas / Licenciatura - UFU, gosta de ler, escrever e ver coisas da cultura pop, apaixonado pela arte e pela biologia.


 
 
 

Comments


minasbio 1.png
bottom of page