Fenômeno da Maré Vermelha
- minasbioconsultoria
- há 20 minutos
- 2 min de leitura
A Maré vermelha ocorre quando há um crescimento excessivo de microalgas, como a da classe Dinophyceae, conhecido como DINOFLAGELADOS, que são organismos unicelulares que pertencem ao filo Dinophyta, como por exemplo o GYMNODINIUM. Que pode causar manchas na água no tom de vermelho, odor e liberar toxinas que prejudicam a saúde humana e a fauna marinha.
A floração são tóxicas, neurotoxinas, que pode causar mortalidades em massa de peixes, aves, tartarugas e mamíferos e em humanos, doença ou morte causada pelo consumo de frutos do mar contaminados por algas tóxicas, como sintomas temos: Dor de cabeça, Náuseas, Dores no corpo, Irritação nos olhos, na garganta e na pele, Enjoo, Diarreia, falta de ar, Tosse, Coriza e Obstrução nasal.
Visualmente a maré vermelha pode ser umas das coisas mais bonitas que a natureza pode proporcionar, mas o perigo que tem por trás de imagens lindas, são muitos. Como a mortalidade de peixes podendo alterar a cadeia trófica e um prejuízo econômico para as comunidades que retiram desse recursos o seu sustento, como a pesca.
Os fatores ambientais favoráveis para esse acontecimento são a concentração de nutrientes na água, temperatura superficial alta, baixa salinidade e o mar calmo, período chuvoso seguido de período ensolarado quando se está na estação do verão.
No Brasil aconteceu esse fenômeno em algumas praias no litoral sul de Pernambuco, nos municípios de Tamandaré e Ipojuca. O que ocorreu foi o aumento das microalgas e a concentração de nutrientes e matéria orgânicas no mar, a liberação de esgotos domésticos nas praias o tempo de permanência da maré vermelha foi entre 12h e 48h.
Apesar desse Fenômeno trazer prejuízos, a Maré Vermelha tem um papel importante no equilíbrio dos oceanos. Curiosidade: Na Bíblia, ao transformar a água do rio Nilo em sangue e uma praga do Egito, descrita no livro de Êxodo, pode ser comparado ao fenômeno da Maré vermelha.
Referência bibliográfica:

Um pouco sobre mim: Monyque Tavares, estudante de Ciências Biológicas/ Licenciatura - UFU. Gosto de ler e ver filmes românticos e pesquisar sobre a anatomia humana.
Contato: monyquetavares.minasbio@gmail.com.
Comments