top of page
Buscar
Foto do escritorminasbioconsultoria

O despertar da Natureza: O Encanto da Primavera

Trazendo consigo cores e vida, a primavera, uma das quatro estações do ano, chega na terceira semana de setembro (23) e se despede na última semana de dezembro (23). A estação marca o final do inverno e o início do verão e, geralmente, é conhecida por temperaturas mais amenas e pelo florescimento da natureza. A primavera simboliza a renovação e reflete as emoções sensoriais que podem alterar o comportamento das pessoas.


Foto de: Nycolas Dias

Sua chegada também traz dias com maior duração de luz solar, o que convida as pessoas a momentos de lazer ao ar livre.


Foto de: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/man-carrying-to-girls-on-field-of-red-petaled-flower-O-RKu3Aqnsw

Transição:


Por marcar o fim de umas das estações mais difíceis para os animais e plantas, a primavera promove mudanças significativas para todos os ecossistemas.


Mas, quais são essas mudanças? Na flora, devido ao aumento da temperatura e da incidência da luz solar, as plantas começam a florescer. Isso ocorre porque as condições climáticas favorecem a fotossíntese e o crescimento das plantas. Como exemplo, podemos citar as cerejeiras no Japão, que sincronizam seu florescimento para atrair polinizadores.


Foto de: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/um-ramo-de-uma-arvore-com-flores-cor-de-rosa-7taphghTlHc

Além disso, com o aumento nas temperaturas, ocorre também um aumento da umidade, fazendo com que chova mais vez na estação. E são essas chuvas que auxiliam no crescimento das plantas e revitaliza os solos após o período seco ou gelado do inverno.

 

Na fauna, destacam-se aspectos como a migração (espécies retornam para áreas onde podem encontrar alimentos e condições propícias para a reprodução), o fim da hibernação (animais como ursos e alguns roedores saem da hibernação durante a primavera) e o período de acasalamento e reprodução (devido ao aumento na disponibilidade de alimento, muitas espécies esperam o início da primavera para começar a busca por parceiros).


Foto de: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/passaros-durante-a-hora-dourada-p72K-AvJrbQ

Interações Ecológicas:


Além da beleza que essa estação traz consigo, interações ecológicas começam a ser mais frequentes nesse período. Entre elas, podemos citar duas:


Interação com polinizadores: Insetos polinizadores, como abelhas e borboletas, tornam-se mais ativos, ajudando na reprodução de muitas plantas que dependem desse processo para a produção de frutos.


Foto de: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/uma-borboleta-sentada-em-cima-de-uma-flor-qp-8D0_xKxs

Aumento na cadeia alimentar: Com o crescimento de plantas e a proliferação de insetos, predadores como aves, pequenos mamíferos e répteis também encontram mais recursos alimentares, levando a um aumento na atividade de toda a cadeia alimentar


Foto de: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/um-passaro-sentado-em-um-galho-de-arvore-com-um-verme-na-boca-UOAYsdL0G3w

A primavera representa um período crucial de transição e adaptação nos ecossistemas, desencadeando uma série de processos biológicos que sustentam a biodiversidade e não se resumem apenas a uma questão de beleza. Como o ecologista John R. Miller citou em seu artigo (Journal of Seasonal Ecology), "a primavera marca um renascimento ecológico, onde cada espécie, de forma intricada, responde ao chamado das mudanças sazonais, reativando a dinâmica da vida".





Referências:


Artigo Científico: MILLER, J. R. The ecological significance of springtime phenological events. Journal of Seasonal Ecology, v. 22, n. 4, p. 123-130, 2015.

 

 

TODA MATÉRIA. Primavera. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/primavera/. Acesso em: 14 out. 2024






 

Sobre o autor: Nycolas Dias, graduando de Ciências Biológicas/Licenciatura - UFU. Amante pela natureza e por suas maravilhas.



31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page