Você tem interesse em saber se o desmatamento dos biomas brasileiros estão aumentando, quanto de florestas plantadas o Brasil possui hoje, as áreas queimadas durante os anos, o quanto de madeira é extraído desses biomas, e vários outros assuntos relacionados a informações florestais? Saiba que você pode encontrar esses dados e muito mais em um único site. Aqui vamos destrinchar um pouquinho sobre ele e essas informações.
Estamos falando do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF), que é integrado ao Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente (SINIMA), no qual a criação e gestão do SNIF é uma competência do Serviço Florestal Brasileiro, instituído pela Lei nº 11.284, de 02 de março de 2006.
Registro de monitoramento de controle da produção. Imagem arquivo do Serviço Florestal Brasileiro.
Sobre o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF)
O SNIF é uma base nacional de informações florestais (acesse o site aqui), desenvolvida por meio da obtenção, produção, tratamento, organização, armazenamento, processamento e disseminação de dados, informações e conhecimentos relacionados ao tema florestal, de modo a subsidiar políticas, programas e projetos que conciliam o uso e a conservação das florestas do Brasil.
As informações contidas no site são provenientes de fontes diversas, permitindo fácil acesso a todos os interessados. A atualização dos dados depende da participação e contribuição de todos, principalmente das entidades produtoras de informações florestais, como o IBAMA (saiba mais sobre o IBAMA) e INPE. E se você trabalha com pesquisa na área e quer contribuir com as informações, basta clicar aqui, e entrar em contato.
Conteúdos do SNIF - Boletins
Um dos conteúdos que você encontra no site são os boletins, que possuem um compilado de dados e informações sobre as florestas brasileiras, do ano de 2017 até o ano de 2019. Os principais eixos de informações das publicações dos boletins são:
Florestas e Recursos Florestais (informações providas por diversas instituições e pelo Inventário Florestal Nacional - IFN);
Política e Gestão Florestal, Produção, Economia e Mercado Florestal (informações produzidas pelo setor florestal e instituições federais, incluindo extração, produção, consumo e mercado);
Ensino e Pesquisa Florestal (informações produzidas por instituições de ensino e pesquisa florestal).
Relação das áreas de florestas naturais existentes nos biomas brasileiros no ano de 2018, com detalhe de como era a cobertura originalmente no país. Imagem retirada do Boletim SNIF de 2019.
Conteúdos do SNIF - Painéis Interativos
Um dos pontos mais interessantes para obter os dados desejados no site são a partir dos painéis interativos. Você pode acessar o painel geral do assunto, ou clicar em “saiba mais” para ver painéis específicos (clique aqui para conhecer o painel interativo). Eles são divididos em quatro assuntos:
Florestas e Recursos Florestais;
Política e Gestão Florestal;
Produção, Economia e Mercado Florestal;
Ensino e Pesquisa Florestal.
Nesses painéis você consegue dados muito interessantes, como por exemplo, você pode verificar através dos anos, qual é a perda por área (ha) que os biomas sofrem, podendo ainda filtrar para um bioma específico, e até mesmo o tipo de vegetação. Nesse painel você consegue comparar facilmente durante os últimos três anos, ou cinco anos, quais os biomas que mais sofreram com a perda de área.
Total de área do bioma Cerrado no ano de 2000, e relação de área de cada tipo de vegetação. Imagem retirada do painel interativo (Florestas Naturais).
Você também encontra dados sobre monitoramento das concessões florestais, focos de incêndios, porcentual da extração florestal e exportação de produtos florestais madeireiros, perda de cobertura florestal no brasil, acompanhamento de UC’s e até sobre áreas de terras indígenas, todos em painéis interativos. E fora dos painéis ainda há uma diversidade de informação sobre os bens e serviços que uma floresta fornece, até o acompanhamento da Legislação Florestal, e sobre as pesquisas na área.
O site é ótimo para quem tem curiosidade e quer se informar sobre o assunto, só pecando um pouco na atualização de dados mais atuais.
E aí, já conhecia o SNIF? Conta pra gente nos comentários o que achou! Aproveite e conheça sobre o boletim informativo da MG.BIOTA aqui.
REFERÊNCIAS
SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO. Florestal, 2020. Institucional. Disponível em: <http://www.florestal.gov.br/institucional>. Acesso em: 07 de set. de 2020.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES FLORESTAIS. Snif.florestal, 2020. Estatísticas florestais. Disponível em: <http://snif.florestal.gov.br/pt-br/estatisticas-florestais>. Acesso em: 07 de set. de 2020.
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES FLORESTAIS. Snif.florestal, 2020.Florestas Naturais. Disponível em: <http://snif.florestal.gov.br/pt-br/estatisticas-florestais>. Acesso em: 07 de set. de 2020.
FLORESTAS DO BRASIL EM RESUMO. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Brasília, v. I, 2019.
Sobre a autora: Dyessica Gonçalves Nunes, graduanda em Ciências Biológicas/Bacharelado - UFU. Trabalha com formigas-cortadeiras (Atta), adora o gênero de ficção e é apaixonada por fotografia.
Contato: dyessicagn@gmail.com @the_dyess(pessoal) @bahyep (fotografia).
Muitas informações válidas. Super legal saber que a gente também pode contribuir com informações e ajudar a monitorar como estão as florestas brasileiras!
Ótimo texto! Muito bom para entender onde procurar as devidas informações em plataformas confiáveis!
Texto bem interessante, gostei muito. É sempre bom sabermos como anda a situação de nossos biomas apesar da triste realidade de sua diminuição cada vez mais acentuada ao longo dos anos